A variedade de exames para diagnóstico da COVID-19 pode gerar dúvidas sobre qual é mais assertivo, o tempo que deve esperar para realizá-lo e quais as principais diferenças entre eles. Se você está com sintomas e quer saber se Está com COVID-19 respondemos abaixo as principais perguntas e mostramos o passo a passo para agendar o teste de PCR para COVID-19.
O QUE É PCR PARA COVID-19 E PARA QUE SERVE ESSE EXAME?
RT-PCR é o teste molecular padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19. Detecta o material genético do vírus SARS-CoV-2 em amostra de nasofaringe colhida através de swab. É indicado no início do quadro clínico, entre o 1º e 10º dia de sintomas.
Também pode ser indicado para indivíduos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas e necessitam investigar se estão infectados. Rastreia assintomáticos, inclusive para pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.
PRECISO DE PEDIDO MÉDICO PARA AGENDAR O EXAME PCR?
Para exames particulares não é necessário pedido médico. Caso o atendimento seja via plano de saúde ou seguro saúde, o pedido médico é obrigatório.
Exames de Sorologia podem ser realizados em unidades dedicadas ou em unidades de atendimento geral. Já os testes de RT-PCR só podem ser realizados em unidades dedicadas para exames da COVID-19.
CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE OS TESTES OFERECIDOS PELA DASA:
Os exames diagnósticos para COVID- 19 podem& ser separados conforme a aplicação em diferentes estágios da infecção e possuem indicações bem precisas para cada caso. Conheça os testes disponíveis e suas indicações:
PARA SABER SER ESTÁ COM COVID-19
TESTES RT-PCR E ANTÍGENO
Os testes moleculares (RT-PCR e RT-LAMP) e a Pesquisa de Antígeno SARS-CoV-2 são os exames mais recomendados para saber se ESTÁ com COVID-19.
RT-PCR é o teste molecular padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19. Detecta o material genético do vírus SARS-CoV-2 em amostra de nasofaringe colhida através de swab. É indicado no início do quadro clínico, entre o 1º e 10º dia de sintomas.
Também pode ser indicado para indivíduos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas e necessitam investigar se estão infectados. Rastreia assintomáticos, inclusive para pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.
O Teste de Antígeno é recomendado entre o 1º e 7º dia de sintomas, podendo ser utilizada para triagem rápida em serviços de atendimento médico. Também pode ser utilizado para testagem seriada (em média a cada 72 horas) em indivíduos assintomáticos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas.
Vale ressaltar que teste negativo não exclui possibilidade de infecção. Conforme avaliação médica, pode ser necessário progredir na investigação diagnóstica com outros exames, como RT-PCR. Sempre é recomendado manter as precauções quanto à transmissão viral.
PARA SABER SE JÁ TEVE CONTATO COM O VIRUS DA COVID-19:
SOROLOGIA
Sorologia é o exame que detecta produção de anticorpos, ou seja, resposta imunológica após a exposição ao vírus causador da Covid-19. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 14º dia de início dos sintomas ou exposição ao vírus, já que o corpo necessita de alguns dias para produzir anticorpos detectáveis. Dessa forma, esse teste não deve ser utilizado como um exame para descobrir infecção atual e, normalmente, é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o novo coronavírus há mais de 14 dias.
Existem diversos tipos de sorologias: dosagem de IgG, anticorpos totais e, mais recentemente disponível, anticorpos neutralizantes. Confira a diferença entre eles na tabela resumida dos exames disponíveis.
SEGURANÇA NO ATENDIMENTO
Cuidar da sua saúde com segurança é a nossa prioridade. Por isso nossos colaboradores vêm recebendo treinamentos e orientações constantes sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e avental descartável etc., específicos para cada função. Estamos atentos para garantir um atendimento com qualidade e segurança a todos.
Outras informações sobre o novo coronavírus foram elaboradas pelo nosso corpo clínico e estão disponíveis em nosso site: www.dasa.com.br/coronavirus