Mulheres nascem com aproximadamente dois milhões de óvulos. Ao se aproximar dos trinta anos, essa reserva já é bem menor e diminui ainda mais até chegar à menopausa.
A médica geneticista, professora-adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, responsável pelo Setor de Genética Médica do Hospital Universitário Pedro Ernesto e diretora científica da Policlínica Piquet Carneiro, Dra. Raquel Tavares Boy, explica que “não somente o número de óvulos vai caindo progressivamente, mas sua qualidade também”.
“Estudos mostram que a integridade dos óvulos entre os 20 e 24 anos é muito diferente de uma mulher aos 40 anos. Em termos estatísticos, observa-se que, a partir dos 35 anos, o risco para a geração de bebes com alterações cromossômicas, como, por exemplo, a síndrome de Down, já aumenta significativamente”, explica a médica.
Questões sociais e econômicas têm incentivado mulheres a deixar a maternidade para depois. Os cuidados para manter o corpo saudável e ter uma gestação mais tranquila são os mesmos em qualquer idade. “As orientações são as habituais contra os processos gerais de envelhecimento celular: vida saudável e dizer não ao tabagismo, manter uma alimentação natural e praticar exercícios regularmente”, lembra Dra. Raquel.
Gravidez saudável em qualquer idade
A pergunta que vem após a felicidade de um resultado positivo no exame de gravidez é: “Como está a saúde do meu bebê?”. O teste Pré-natal Não Invasivo Panorama é o meio mais seguro e moderno para responder a esta dúvida.
O exame é um teste de triagem pré-natal não invasivo que analisa o DNA do bebê e procura indícios de alterações que possam afetar seu desenvolvimento e a saúde. Nosso Diretor Técnico da área de Diagnostico Molecular, Dr. Nelson Gaburo, explica: “O Natera é um teste molecular não invasivo realizado no sangue materno, que utiliza tecnologia avançada em biomologia molecular para avaliar alterações genéticas nos cromossomos 13, 18, 21, e sexuais X e Y”.
Essas alterações cromossômicas são referentes a quadros de síndrome de Down, de Edwards, de Patau e de Turner. Ele pode ser realizado a partir de nove semanas de gestação e os resultados ficam prontos em cerca de dez dias úteis.